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Partilhas à Quarta (2021/2022) - Sessões-Sessão3


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Sessão 2: 23 de fevereiro 2022 às 21h (60 minutos)


Manuais Digitais - Iniciativas em curso: Projeto- piloto Manuais Digitais e projeto da Região Autónoma da Madeira

ERTE/DGE 
                           

Breve descrição/resumo:

O programa de digitalização para as Escolas, no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, de 21 de abril de 2020 (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020), lançou, no ano letivo 2020/2021, o projeto-piloto Manuais Digitais, uma iniciativa que envolveu inicialmente 9 Agrupamentos de Escolas (AE) e que envolve, neste presente ano letivo, 24 AE. Pretende-se, com esta iniciativa, acompanhar e monitorizar a utilização de recursos educativos digitais, nomeadamente, de manuais digitais, em ambientes promotores de aprendizagem de qualidade. Neste sentido, a Direção-Geral da Educação implementou várias iniciativas formativas, focando, essencialmente, a área das metodologias e práticas pedagógicas para a utilização de equipamentos, tecnologias e recursos educativos digitais. A ação de formação “Manuais digitais com recurso a metodologias de aprendizagem ativa” insere-se neste contexto de capacitação docente, tendo como objetivo apoiar os professores e as Escolas envolvidas no projeto-piloto Manuais Digitais, na implementação de estratégias de ensino, de aprendizagem e de avaliação mais centradas no aluno, com recurso a tecnologias digitais, manuais escolares digitais e outros Recursos Educativos Digitais (REDs).

Apresentação/Media:

  • Apresentação (Ana Paula Alves) (PDF)

Nome e curta biografia :

Milena Jorge (milena.jorge@dge.mec.pt)

Licenciada em Informática de Gestão, mestre em Comunicação Educacional de Multimédia. Integra, desde 2009, a Equipa Recursos e Tecnologia Educativas, da Direção-Geral da Educação, onde desenvolve diversas iniciativas, relacionadas com a utilização das tecnologias em contexto educativo (área da educação para os média, robótica e recursos educativos digitais). Atualmente, integra também o grupo de trabalho - Projeto-piloto Manuais Digitais, integrado no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital.

Ana Paula Alves (ana.paula.alves@dge.mec.pt)

Professora de Matemática do 3.º ciclo, no Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches, em Braga. Doutorada em Ciências da Educação, especialidade em Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho. É Embaixadora da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da ERTE/DGE, desde 2015. No âmbito do seu trabalho, coproduziu e dinamizou diversas formações de âmbito nacional focadas na criação e experimentação de cenários de aprendizagem inovadores, para a integração de metodologias ativas nas práticas pedagógicas, com utilização das TIC. É colaboradora no Centro de Competência em TIC na Educação da Universidade do Minho, e integra, no presente, o Grupo de Trabalho de um projeto-piloto para a acreditação de MOOCs na Formação Contínua de Professores. No âmbito do projeto-piloto Manuais Digitais, coordenou a organização da oficina de formação “Manuais digitais com recurso a metodologias de aprendizagem ativa”, em decurso desde 2020/2021, envolvendo neste momento 35 turmas de formação.

 


Região Autónoma da Madeira

Breve descrição/resumo: Os Manuais Digitais é um projeto da Secretaria Regional da Madeira assumido por todas as escolas públicas do 2.º e 3.º Ciclos da Região. O projeto visa fornecer aos alunos da região um tablet com todos os manuais digitais e acesso a uma plataforma online de ensino-aprendizagem com recursos educativos digitais. Estes são uma ferramenta estruturante do currículo, potenciadores de uma participação ativa na construção do conhecimento, uma vez que permitem implementar metodologias inovadoras, valorizando o trabalho colaborativo e promovendo uma maior motivação por parte dos alunos. Estes recursos permitem ainda incentivar a resolução de problemas, a interajuda e o aumento do espírito crítico dos alunos.
Pretende-se desta forma fomentar uma alteração no modo de funcionamento da sala aula, através da introdução de novas metodologias de trabalho que permitam simultaneamente a flexibilidade curricular, o princípio da educação inclusiva e a diferenciação pedagógica.

Apresentação/Media:

  •  

Nome e curta biografia :

Luís Gaspar (lgaspar@edu.madeira.gov.pt)

Chefe de Divisão das Tecnologias e Ambientes Inovadores de Aprendizagem da  Direção Regional de Educação - Madeira.
Mestrado em Engenharia Informática - Especialidade em Engenharia de Software e Licenciatura em Ensino de Informática.
Assistente Convidado em Tempo Parcial - Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia da Universidade da Madeira.


Partilhas de escolas

AE do Vallis Longus
                            

Breve descrição/resumo:

O projeto-piloto Manuais Digitais (PPMD) foi lançado, no ano letivo 2020/2021, pela Secretaria de Estado Adjunta e da Educação (SEAE) e pela Direção-Geral da Educação (DGE). Nesse mesmo ano, o Agrupamento Vallis Longus aderiu ao projeto com 10 turmas de 3.º ano. Atualmente estão envolvidas 19 turmas de 3.º e 4.º anos. Os alunos receberam computadores com acesso a todo o ecossistema da Escola Virtual e da Aula Digital (aulas, canções, vídeos explicativos, tarefas, etc.). Paralelamente as salas foram equipadas com computadores fixos e algumas com painéis interativos, o que foi vital para o sucesso do projeto. Os professores tiveram formação das editoras e da DGE o que permitiu a sua motivação, capacitação e a experimentação de metodologias de aprendizagem ativa, com recurso às tecnologias digitais.

Apresentação/Media: https://www.youtube.com/watch?v=do-kguQ-PRA 

Nome e curta biografia:

Maria Isabel Bandeira Carneiro Aires Pacheco (isabelpacheco@aevallislongus.pt)

Professora do 1.º ciclo desde 1986. Possui Licenciatura em Educação, com especialização na Área de Gestão e Animação da Formação. É coordenadora de Departamento do 1.º ciclo desde 2007. Encontra-se a coordenar o PPMD desde o ano letivo de 2020/21.

Luísa Maria Domingues da Cruz Alves (luisa.d.alves@gmail.com)

Professora do 1.º ciclo desde 1999. Possui o Mestrado em História da Educação, concluído em 2005. Foi durante quatro anos Formadora do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Encontra-se a implementar o PPMD desde o ano letivo de 2020/21.


 

AE Moimenta da Beira

Breve descrição/resumo:

O Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira é constituído por quatro estabelecimentos de ensino: três escolas básicas com 1.º ciclo e Jardim de Infância, e a Escola Básica Secundária de Moimenta da Beira (escola-sede). 
Em 2020/2021, o Agrupamento fez parte do grupo das 9 escolas do país a integrar o Projeto-piloto Manuais Digitais, envolvendo as quatro turmas do 9.º ano de escolaridade, num total de 64 alunos e 26 professores. 
No ano letivo 2021/2022, o projeto foi alargado às 6 turmas do 10.º Ano (dos Cursos Científico-Humanísticos e Cursos Profissionais) e a 5 turmas do 9.º ano de escolaridade, num total de 178 alunos e 53 professores envolvidos.
A adesão a este projeto levou a uma mudança de práticas de ensino e de aprendizagem, contribuindo para um aumento do trabalho colaborativo entre docentes. A formação de professores promovida pela DGE reforçou a implementação de metodologias ativas de aprendizagem com recurso ao digital.
Na apresentação “Partilhas à Quarta”, o Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira dará a conhecer as várias perspetivas da implementação do projeto, apresentando o testemunho dos vários atores envolvidos: 

  • O Diretor do Agrupamento partilha a sua visão do Projeto na perspetiva da Direção do Agrupamento, centrando-se no papel das lideranças para a adesão e implementação de projetos inovadores no AEMB;
  • Alunos do 9.º ano apresentam os pontos fortes e as sugestões de melhoria relativamente à forma como está a decorrer o projeto;
  • Alunos do 10.º ano, enquanto alunos que estão no projeto pelo segundo ano consecutivo, centrar-se-ão, essencialmente, na reflexão sobre a implementação do projeto nestes dois anos letivos;
  • Professores envolvidos que testemunham a importância do projeto para a motivação dos alunos e para a melhoria das aprendizagens, apresentando os pontos fortes, os constrangimentos sentidos e as soluções encontradas para ultrapassar as dificuldades;
  • Por último, a Coordenadora do Projeto do AE fará um balanço da implementação do projeto, apresentando, também, possíveis ações futuras.

Apresentação/Media: https://www.youtube.com/watch?v=y1QeF2zQPEA

Nome e curta biografia:

Alcides José de Sousa Sarmento (alcides.sarmento@escolasmoimenta.pt)

Alcides José de Sousa Sarmento, natural de Moimenta da Beira, é diretor do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira desde 2009. É Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Lisboa e Mestre em Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade Económica, variante de Sociologia Económica, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. Foi membro do Conselho das Escolas pelo Distrito de Viseu, no primeiro mandato daquele órgão (2007-2010). É membro do Conselho das Escolas.
Publicou: A Crónica dos Ausentes – o Estado e a Sociedade numa Região do Interior, (2007), Coimbra, Palimage Editores.
CARIA E VILA DA RUA na História de Portugal (960-1896), (2019), Edições Esgotadas.

Maria da Conceição Mendes Pinheiro (m.conceicao.pinheiro@escolasmoimenta.pt)

Maria da Conceição Mendes Pinheiro, é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas - Variante Francês/Inglês, pela Faculdade de Letras de Lisboa. É professora do quadro de Agrupamento de Escolas Moimenta da Beira, onde exerce funções desde setembro de 1995.
É formadora, acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da formação contínua de professores.
Coordena o Projeto-piloto Manuais Digitais desde o ano letivo 2020-2021.