Sessão 6: 24 de maio 2023, às 21h:00 (60 minutos)
Internacionalização da Escola - ERTE/DGE
Erasmus+:Acreditação no setor Escolar
Resumo: Processo de acreditação Erasmus+ no setor Escolar.
Apresentação: [PDF]
Cristina Gaboleiro (cristina.gaboleiro@erasmusmais.pt) Licenciatura em Psicologia/ Orientação Escolar e Profissional; Pós-Grad. Sistemas integrados de Gestão: Qualidade, Ambiente, Segurança e Responsabilidade Social; experiência profissional no âmbito dos SPO/Escolas Secundárias; Equipa de Organização Curricular do Gabinete de Educação Tecnológica Artística e Profissional (Ministério Educação); Desde 2020 integra a Agência Nacional Erasmus mais Educação e Formação. Chefe de Equipa do Ensino Escolar/Programa Erasmus+ desde 2014. |
Projeto eTwinning/Erasmus+"Reading for Life"
Escola: Agrupamento de Escolas de Idães
Apresentação: [PDF]
Resumo: O projeto eTwinning/Erasmus+ “Reading for Life” teve como principal objetivo promover o prazer da leitura nos alunos, ao mesmo tempo que se trabalharam os valores e se promoveu o seu crescimento social, intelectual, moral e emocional. No primeiro semestre trabalharam-se as temáticas da tolerância, migração, refugiados e discriminação, através do livro “The Boy in the Striped Pyjamas” de John Boyne. No segundo semestre trabalharam-se as questões dos perigos da Internet, do bullying, do cyberbullying, com o livro “The girl online” de Zoe Sugg. No terceiro semestre foram trabalhadas as mudanças sociais, o envolvimento cívico, a justiça social e o voluntariado, através da leitura do livro “The Giver” de Lois Lowry. Por fim, foram trabalhadas as questões relacionadas com as emoções e a autoperceção, através do livro “The fault is on the stars”, de John Green.
Nome e nota biográfica
Daniela Guimarães (daniela@e-idaes.org)
|
Nome e nota biográfica
Susana Pereira (susanapereira@e-idaes.org) |
Academia Júnior eTwinning (AJE)
Escola: Agrupamento de Escolas de Martim de Freitas, Coimbra
Resumo: A Academia Júnior eTwinning (AJE) é um projeto criado pela Embaixada eTwinning PT e pela Organização de Apoio ao eTwinning, com o intuito de dar voz às alunas e aos alunos das escolas com projetos eTwinning, procurando criar um compromisso entre quem se encontra envolvido no desenvolvimento de projetos e a escola no seu todo, integrando a metodologia do eTwinning na própria cultura de escola. O desafio foi lançado às escolas galardoadas com Selo de Escola eTwinning que, deste modo, cumprem com o requisito de dar espaço a alunas e alunos para que ajam como agentes de mudança.
Nome e nota biográfica
Luís Gonçalves (luisgoncalves@aemanrtimdefreitas.com)
|
Escola: Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves
Resumo: A Academia Júnior eTwinning (AJE) do Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves foi criada no ano letivo 2021/2022, após o desafio lançado pela Organização Nacional de Apoio às escolas eTwinning portuguesas. De acordo com a carta de missão das escolas eTwinning, os alunos são agentes de mudança, contribuindo para promover o eTwinning, agindo como impulsionadores e interlocutores das inovações que ocorrem no âmbito da pedagogia e do uso das tecnologias. Na AJE, procuramos que os alunos assumam vários papéis, atuando como comunicadores, técnicos, anunciantes e professores. No primeiro ano da AJE, foi eleita a mentora júnior, participou-se nos desafios lançados pela Organização Nacional de Apoio e procurou-se dar voz aos alunos, através da partilha de experiências em projetos europeus e da realização de uma mesa-redonda, entre outras atividades. No segundo ano, deu-se continuidade ao trabalho iniciado, destacando-se o programa “Vox Europa” na recém-criada rádio escolar e a partilha de experiências nos projetos eTwinning.
Nome e nota biográfica
Apresentação: [LINK - Vídeo]
Maria Goreti Alves (goreti.alves@aenunogoncalves.com)Licenciada em Ensino de Biologia e Geologia, pela Universidade do Minho, com mestrado em Promoção e Educação para a Saúde pela Escola Superior de Educação e Escola Superior de Saúde de Viana do Castelo. Professora do grupo 520 (Biologia e Geologia), no Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, desde 2018, onde é mentora eTwinning, desde 2020.
|