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Partilhas à Quarta 2023-2024 Sessão 2

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Sessão 2: 17 de janeiro 2024 às 21h (60 minutos)

 


Educação para a Cidadania Digital  - ERTE/DGE

ERTE/DGE: 
                       

Resumo: Educação para a Cidadania Digital 

O Centro de Sensibilização SeguraNet promove, desde 2004, a Educação para a Cidadania Digital nas comunidades educativas, desenvolvendo diversas iniciativas, recursos educativos, campanhas, sessões de sensibilização e formação docente.
O Centro de Sensibilização SeguraNet faz parte do consórcio público-privado Centro Internet Segura, em parceria com um conjunto de entidade de referência nacional, que, por sua vez, decorre no âmbito do programa VII Safer Internet, da Comissão Europeia. A ação do Centro Internet Segura é substanciada pela Estratégia europeia “uma Internet melhor para as crianças” que tem como eixos o desenvolvimento de conteúdos online de qualidade dirigidos a crianças e jovens; a sua sensibilização, prevenção e capacitação; a promoção de um ambiente online mais seguro e combater o abuso e exploração de crianças.

Nome e nota biográfica

Ligia Azevedo (ligia.azevedo@dge.mec.pt)

Licenciatura em Matemática, através da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra e Mestrado em Ciências de Educação com especialização em Informática Educacional, através da Universidade Católica Portuguesa. Integra, desde 2008, a Equipa Recursos e Tecnologia Educativas, da Direção-Geral da Educação, onde coordena o Centro de Sensibilização SeguraNet dinamizando diversas iniciativas de sensibilização (Painel de Jovens, Líderes Digitais, Desafios SeguraNet, campanhas de sensibilização, Selo de Segurança Digital). Integra também a equipa de coordenação das iniciativas Escola Sem Bullying I Escola Sem Violência e Academia Digital para Pais. Participa no grupo de trabalho do Consórcio Centro Internet Segura e participou no grupo de trabalho da Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço. Colabora ainda com as redes europeias Insafe, Inhope e Conselho da Europa no âmbito da Educação para a Cidadania Digital.

 


Associação Portuguesa de Apoio à Vítima - APAV

Escola: Associação Portuguesa de Apoio à Vítima
                     

Resumo: A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima é a entidade que coordena a Linha Internet Segura, um serviço do Centro Internet Segura. Fazendo parte do Sistema Integrado de Apoio à Distância (SIAD) da APAV a Linha Internet Segura assegura o apoio anónimo e confidencial, ao uso das tecnologias online cobrindo todos os assuntos relativos à utilização das mesmas, incluindo pessoas que tenham ou estejam a sofrer um crime que tenha ocorrido no espaço digital, bem como outro tipo de violências perpetradas através da internet. A integração da Linha Internet Segura no SIAD assegura ainda uma resposta articulada com os serviços de proximidade da APAV.
Para além do apoio à vítima é também assegurado o serviço de denúncia de conteúdos ilegais online - nomeadamente Conteúdos de Abuso Sexual de Menores, Apologia ao Racismo, Apologia à Violência. 
Na nossa intervenção iremos explorar as várias dimensões da Linha Internet Segura e os diferentes apoios prestados. Iremos também abordar de forma sintética o Digital Services Act explicando o que é, as várias fases de implementação e algumas das alterações que resultaram da aplicação do mesmo.

Apresentação: [PDF]

Nome e nota biográfica

Carolina Esteves Soares (carolinasoares@apav.pt)

Carolina Esteves Soares, tem estado ativamente envolvida no apoio à vítima, cibercrime e violência digital há vários anos. Desde 2017, desempenha funções como Técnica de Apoio à Vítima na APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.
Atualmente, é a gestora da Linha Internet Segura. É também analista como membro da INHOPE, e desempenha atualmente funções como chairperson do grupo de trabalho que está a desenvolver os Standards para as Linhas de Apoio do Victim Support Europe.
Recebeu formação em Direitos Humanos pela Amnistia Internacional e formação específica no apoio a vítimas de crime e cibercrime. A especialização foi ainda reforçada pela formação em avaliação de conteúdo através da Unidade de Crimes contra Crianças da Interpol.


Educação para a Cidadania Digital - Partilhas de Alunos

  

Nome e nota biográfica

João Lopes  (2928@in.cscm-Ix.pt)

João Lopes, nascido em Lisboa, em 2007, tem 16 anos e estuda no Colégio do Sagrado Coração de Maria, em Lisboa. É desde o 6.ºAno Líder Digital, e no âmbito escolar, nacional e internacional tem vindo a promover e a desenvolver inúmeras atividades, relativas ao mundo digital, à segurança na internet, ao combate ao cyberbullying e à promoção do projeto dos Líderes Digitais, entre muitos outros temas. No âmbito da promoção do projeto dos Líderes Digitais, participou numa reunião internacional, em Lisboa, que contou com a presença de diversos nomes conhecidos da política e tecnologia europeus. Moderou 2 painéis, um em Cascais, onde promoveu a apresentação de resultados de um inquérito europeu ySkills sobre a literacia digital, questionando pessoas de interesse nesta matéria, como o vereador da câmara de Cascais e a representante da DGE. No segundo painel, em Santarém, no evento Capacitação Digital das Escolas: (Re)Configurar Espaços de Aprendizagem, moderou uma intervenção de um perito e encerrou a sessão, juntamente com uma Embaixadora do Projeto Líderes Digitais. Participou no Safer Internet Forum, com o painel Better Internet for Kids (BIK Youth), onde teve a oportunidade de contactar com vários decisores e responsáveis pela indústria tecnológica, participando também nas dinâmicas desenvolvidas pelo BIK Youth para a conferência.

Sofia Melo (a11556@ageilhavo.pt)

Sofia Alves Melo, tem 16 anos e frequenta o 10.º ano na Escola Secundária de Ílhavo, onde se tem destacado como aluna de mérito académico e de mérito social. Juntou-se, no passado ano letivo, aos Líderes Digitais do seu agrupamento e tem vindo desde cedo a arrecadar boas experiências. Está de momento a trabalhar, em conjunto com o Painel dos Jovens em Ação no desenvolvimento de um curso online para jovens, sobre comportamentos de risco no meio digital. Participou como oradora no Evento Nacional de Capacitação Digital das Escolas, que decorreu em Santarém e integrou o BIK Youth Panel na edição 2023, em Bruxelas.
Na escola está inserida desde há dois anos no projeto Eco-Escolas, ao qual se dedica e participa ativamente. Tem feito também a par com o Eco-Escolas, fotorreportagens para os Jovens Repórteres do Ambiente.
No começo do atual ano letivo inseriu-se na Assembleia Municipal Jovem de Ílhavo e é a vice-presidente da Associação de Estudantes da sua escola.

Guilherme Santos (gmrs0331@edu.madeira.gov.pt)

Guilherme Martim Rodrigues dos Santos, tem 15 anos e frequenta o 9.º ano na Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, Ilha da Madeira. Começou no projeto dos líderes digitais da sua escola no 5.º ano, assim como no projeto do telejornal digital. Desenvolveu diversas palestras, apresentações, exposições, e muito mais, em conjunto com a restante equipa da escola. Ainda no âmbito deste projeto, a equipa da escola abordou temáticas das mais diversas causas, como O Dia Internacional Pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a Cibersegurança, O Bullying e o Cyberbullying os Riscos e Perigos Online, entre muitas outras. Participou duas vezes no projeto internacional Safer Internet Fórum, tendo-se tornado embaixador do projeto Better Internet For Kids, mantendo-se assim ativo nestas causas.

 

Joana Martins (joanadmartins2014@gmail.com)

Joana Martins tem 19 anos, é natural de Mira e frequenta o 2.º ano da Licenciatura em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto. Do 8º ao 12º ano, foi Líder Digital no Agrupamento de escolas de Mira, onde estudava, tendo desenvolvido iniciativas de sensibilização no âmbito das temáticas da segurança online e da literacia mediática, a nível local e nacional, para públicos dos 6 aos 80 anos. Com a sua frequência no evento Safer Internet Forum, uma conferência internacional que visa a promoção da intervenção dos jovens na construção de uma melhor experiência na internet, tornou-se jovem embaixadora do projeto europeu Better Internet for Kids, através do qual se mantém envolvida nestas discussões e ações.