Sessão 6: 04 de junho 2025 às 19h (60 minutos)
Inteligência Artificia na Educação:
LE@D: Laboratório de Educação a Distância e E-Learning
Resumo: A próxima sessão das Partilhas à Quarta será dedicada ao tema “Inteligência Artificial na Educação” e contará com a participação de Ricardo Cruz, investigador e especialista na área. A sessão abordará os conceitos fundamentais da Inteligência Artificial (IA), a sua evolução e as suas implicações no contexto educativo. Serão exploradas as oportunidades e os desafios da integração da IA nas práticas pedagógicas, bem como questões éticas e educativas, incluindo a literacia digital crítica, a proteção de dados, a autoria e a autonomia dos alunos. Esta partilha pretende lançar a reflexão sobre o papel da escola face às rápidas transformações tecnológicas, promovendo uma abordagem informada, ética e pedagógica na utilização da IA nos processos de ensino e aprendizagem.
Nome e nota biográfica
![]() |
Ricardo Cruz (professor@ricardocruz.eu) Investigador no Laboratório de Educação a Distância e E-Learning (LE@D), nas áreas da Tecnologia Educativa e Inteligência Artificial na educação. Formador de professores nas áreas da Inteligência Artificial na educação, didática das metodologias ativas de aprendizagem e didática específica. Autor de manuais escolares do ensino secundário. Curso de Mestrado em Ciências da Comunicação (Universidade do Porto). Pós-graduação em Inovação Pedagógica e Mudança Educativa (Universidade Católica Portuguesa). Encontra-se a concluir o doutoramento sobre a didatização da Inteligência Artificial pela Universidade Aberta e Universidade Nova de Lisboa. CV: http://ricardocruz.eu/
|
Os projetos de eTwinning e a Inteligência Artificial
Escola Secundária Paços de Ferreira
Resumo:
“AI for Wellness: Nurturing Young Minds" é um projeto internacional que envolve escolas da Bulgária, Portugal e Turquia e que tem como objetivo central explorar a interseção entre a Inteligência Artificial (IA) e o bem-estar dos jovens. Através de esforços de colaboração, os participantes pesquisaram sobre aplicações da IA, partilharam experiências de vida e desenvolveram e delinearam estratégias para tirar partido da IA para promover a saúde mental e o bem-estar geral dos jovens. A escolha da temática do projeto teve em conta a importância de iniciar alunos (e professores) no uso ético da IA, uma tecnologia em rápida evolução que tem o potencial de transformar o ensino e a aprendizagem, associando-a ao tema anual eTwinning: o bem-estar na escola.
Nome e nota biográfica
![]() |
Carla Gabriela Sousa (carlagabrielasousa@gmail.com) Professora de Geografia da Escola Secundária de Paços de Ferreira, licenciatura em Geografia Ramo educacional . Curso Integrado de estudos pós-graduados em Gestão de Riscos Naturais Mestrado em Gestão de Riscos Naturais. Curso de Formação Especializada em Administração e Organização Escolar na Área de Administração Educacional eTwinner desde 2017. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da formação contínua desde 2020 (nas áreas e domínios da Geografia, Didáticas Específicas e Tecnologias Educativas na área das Aplicações de Informática) Embaixadora SCIENTIX desde 2021.Mentora eTwinning desde 2024 Equipa da Biblioteca Escolar Coordenadora de Projetos (Erasmus e de Escola) e Formação
|
![]() |
Professora Bibliotecária da Escola Secundária de Paços de Ferreira Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (variante de Estudos Portugueses e Franceses) eTwinner desde 2010 (Cofundadora de vinte e cinco projetos eTwinning, dois deles distinguidos com Prémio Nacional eTwinning) Avaliadora nacional de projetos eTwinning em 2016, 2017, 2021 e 2022. Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da formação contínua nas áreas A31- Expressões (Dramática) e C-19 Bibliotecas Escolares |
Os projetos de eTwinning e a Inteligência Artificial
Agrupamento de Escolas de José Relvas - Alpiarça
Escola Secundária de Loulé
Resumo:
"Vozes digitais: IA e eTwinning em Podcast"
A apresentação aborda como a criação de podcasts com o apoio da Inteligência Artificial pode enriquecer projetos eTwinning, promovendo a criatividade, a colaboração e a voz ativa dos alunos. Serão partilhadas ideias práticas para integrar estas ferramentas em contextos educativos inovadores.
Nome e nota biográfica
![]() |
Susana Rodrigues (susana.rodrigues@ae-joserelvas.pt) Mestre em Ciências da Educação / Administração Educacional, pela Escola Superior de Educação de Santarém. Possui Licenciatura em Informática de Gestão. Professora do Quadro de Agrupamento de Escolas de José Relvas - Alpiarça, do Grupo 550 - Informática. Exerce os Cargos de Coordenadora dos Cursos Profissionais e Membro da Secção de Formação e Monitorização do CFLT. Participa em projetos eTwinning desde 2013 e em projetos Erasmus+ e é Professora Microsoft Innovative Educator Expert (MIEE). Encontra-se em mobilidade a 50% na Direção-Geral de Educação, Equipa de Recursos e Tecnologia Educativas, ao serviço da Organização Nacional de Apoio eTwinning, como embaixadora eTwinning para a Região de Lisboa e Vale do Tejo. Tem apostado na utilização de ferramentas digitais baseadas em inteligência artificial para implementar metodologias ativas, centradas nos alunos. Através destas práticas inovadoras, procura transformar o contexto educativo, promovendo aprendizagens mais significativas, personalizadas e motivadoras. O seu trabalho contribui para o desenvolvimento de competências fundamentais nos alunos, como a literacia digital, o pensamento crítico, o trabalho colaborativo e a resolução de problemas. |
![]() |
Licenciado e Pós-Graduação em Ensino de Informática pela Universidade do Algarve. Formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Professor do Quadro da Escola Secundária de Loulé, do Grupo 550 - Informática. Exerce os cargos de Coordenador Erasmus+, coordenando no momento 3 projetos (2 KA1 e 1 KA2). Participa em projetos eTwinning desde 2015 e em projetos Erasmus+ desde 2009, tendo coordenado mais de 20 projetos. Desde 2023/2024 que se encontra em mobilidade a 50% na Direção-Geral de Educação (DGE), Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), ao serviço da Organização Nacional de Apoio eTwinning, como Embaixador eTwinning para a Região do Algarve. Na Escola onde exerce funções já passou por quase todos os cargos, destacando SubDiretor e Coordenador dos Cursos Profissionalmente Qualificantes durante 14 anos. |
|