Está aqui

Partilhas à Quarta - Sessões - Sessão 9

Início    |    Sessões    ::::    ▶ Sessão 9 ◀

 

Sessão 9: 10 de julho de 2019 às 21h (60 minutos)

 


Projeto 1 - eTwinning | Título: "Erasmus plus: Sustainability - a European way"

Escola: Agrupamento de Escolas de Álvaro Velho

Breve descrição/resumo:

Este projeto Erasmus e Etwinning pretendeu sensibilizar para a necessidade de um estilo de vida sustentável e tornar claro, através de experiências concretas, que problemas ou desafios não são confinados por fronteiras. As alterações climáticas, a crescente necessidade de energia e água são apenas alguns dos desafios para os quais as gerações presentes e futuras devem preparar-se, tendo em conta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A cooperação transnacional fornece impulsos importantes para o desenvolvimento de uma cultura colaborativa nas escolas e fortalece, ao mesmo tempo, as competências individuais dos alunos e professores envolvidos na área

Link: https://live.etwinning.net/projects/project/132530

Apresentação: "Erasmus plus: Sustainability - a European way"

Nome e curta biografia da formadora:

Helena Cristina Carvalho Pires

Licenciada em Biologia e Geologia (ensino de) em 1997 na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Mestrado em Ciências-Formação Contínua de professores, Área de Especialização em Biologia e Geologia, pela Universidade do Minho. Leciona no Agrupamento de Escolas de Álvaro velho, Barreiro, no grupo 520.  Coordenadora do clube “Ecoamigos da Natureza/Ecoescolas” e do projeto Erasmus KA2. Entusiasta de projetos ligados à Educação Ambiental e projetos Etwinning, alguns dos quais com selo de Qualidade e Europeus.


Projeto 2 - Laboratórios de Aprendizagem | Título: " Ciência com história"

Escola: Agrupamento de Escolas de Arruda dos Vinhos

Breve descrição/resumo: O cenário de aprendizagem “Ciência com história” foi construído entre janeiro e junho de 2018 no âmbito da formação “Laboratórios de aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem”. O trabalho foi desenvolvido numa turma de 3º ano da Escola Básica Casal Telheiro do Agrupamento de escolas de Arruda dos Vinhos. Neste cenário, utilizaram-se estratégias de trabalho colaborativo com o apoio de ferramentas/recursos TIC e atividades experimentais. A partir de uma história foi desenvolvido um projeto que envolveu diversos recursos humanos e materiais que permitiram o desenvolvimento de competências cognitivas transversais em contextos distintos. Diferentes espaços escolares foram palco de aprendizagem, como a biblioteca e sala TIC. Os alunos organizaram-se em grupo, discutiram e estruturaram ideais, construíram guiões, realizaram experiências, trabalhos de expressões, pesquisaram, esclareceram dúvidas com um especialista on-line e os conhecimentos adquiridos foram avaliados através de um questionário on-line. Todo o trabalho foi registado e divulgado no final do ano através de uma projeção de slides construídos para o efeito, os grupos, para além de terem explicado todo o processo, realizaram as experiências e convidaram toda a comunidade educativa a experimentar.

Apresentação: "Ciência com história"

Nome e curta biografia das formadoras:

Paula Isidora Tavares

Licenciatura em ensino variante matemática e ciências da natureza pela ESEL, em 1997. Leciona no grupo 110 desde esse ano. Em 2009, iniciou o cargo de coordenadora do grupo de autoavaliação do Agrupamento de Escolas de Arruda dos Vinhos. Mestrado em administração educacional, pela IE da UL, em 2017. Exerce funções de coordenadora de estabelecimento no Agrupamento de escolas de Arruda dos Vinhos, desde setembro desse ano.

Ana Maria Nogueira

Curso do Magistério Primário pela Escola Magistério Primário de Torres Novas-Santarém em 1983. Licenciatura em ensino na variante de EVT pelo ISCE em 2000 e Pós-Graduação em Novas Tecnologias pelo ISEC em 2007. Professora no Agrupamento de Escolas de Arruda dos Vinhos e formadora no Centro de Formação Pêro de Alenquer na área das Novas Tecnologias. Participou no Projeto "Acordar" e na "Introdução à Programação no 1.º Ciclo". Dinamiza as TIC no Agrupamento onde exerce funções.