Sessão 9: 10 de julho de 2019 às 21h (60 minutos)
Projeto 1 - eTwinning | Título: "Erasmus plus: Sustainability - a European way"
Escola: Agrupamento de Escolas de Álvaro Velho
Breve descrição/resumo:
Este projeto Erasmus e Etwinning pretendeu sensibilizar para a necessidade de um estilo de vida sustentável e tornar claro, através de experiências concretas, que problemas ou desafios não são confinados por fronteiras. As alterações climáticas, a crescente necessidade de energia e água são apenas alguns dos desafios para os quais as gerações presentes e futuras devem preparar-se, tendo em conta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A cooperação transnacional fornece impulsos importantes para o desenvolvimento de uma cultura colaborativa nas escolas e fortalece, ao mesmo tempo, as competências individuais dos alunos e professores envolvidos na área
Link: https://live.etwinning.net/projects/project/132530
Apresentação: "Erasmus plus: Sustainability - a European way"
Nome e curta biografia da formadora:
Projeto 2 - Laboratórios de Aprendizagem | Título: " Ciência com história"
Escola: Agrupamento de Escolas de Arruda dos Vinhos
Breve descrição/resumo: O cenário de aprendizagem “Ciência com história” foi construído entre janeiro e junho de 2018 no âmbito da formação “Laboratórios de aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem”. O trabalho foi desenvolvido numa turma de 3º ano da Escola Básica Casal Telheiro do Agrupamento de escolas de Arruda dos Vinhos. Neste cenário, utilizaram-se estratégias de trabalho colaborativo com o apoio de ferramentas/recursos TIC e atividades experimentais. A partir de uma história foi desenvolvido um projeto que envolveu diversos recursos humanos e materiais que permitiram o desenvolvimento de competências cognitivas transversais em contextos distintos. Diferentes espaços escolares foram palco de aprendizagem, como a biblioteca e sala TIC. Os alunos organizaram-se em grupo, discutiram e estruturaram ideais, construíram guiões, realizaram experiências, trabalhos de expressões, pesquisaram, esclareceram dúvidas com um especialista on-line e os conhecimentos adquiridos foram avaliados através de um questionário on-line. Todo o trabalho foi registado e divulgado no final do ano através de uma projeção de slides construídos para o efeito, os grupos, para além de terem explicado todo o processo, realizaram as experiências e convidaram toda a comunidade educativa a experimentar.
Apresentação: "Ciência com história"
Nome e curta biografia das formadoras: