Está aqui
Recursos Didáticos (Planos de Aula, Cenários de Aprendizagem, Linhas Orientadoras, ...)
Depois de realizarem as atividades digitais propostas em “O calendário”, os alunos consultam o site “Calendarr Portugal” para efetuar pesquisas sobre o mês em que nasceram.
Em seguida, completam as atividades propostas no Guião do aluno (em anexo). Gravam o seu trabalho e enviam-no para o Padlet criado pelo/a professor/a para o efeito. Apresentam o seu trabalho aos colegas e divulgam-no junto dos familiares.
A partir da atividade digital “Relações de parentesco” os alunos completam a árvore genealógica de uma família imaginária (até à 3ª geração) e compreendem as relações de parentesco que unem os seus membros.
Em seguida, desenham a sua árvore genealógica. Tiram uma fotografia ao seu trabalho e enviam-na para o Padlet criado pelo/a professor/a para o efeito. Apresentam o seu trabalho aos colegas e divulgam-no junto dos familiares.
Depois de realizarem as atividades online sugeridas em “Vivíparos ou ovíparos?” os alunos, divididos em grupos, efetuam pesquisas na internet sobre animais ovíparos para criarem palavras cruzadas, usando a ferramenta digital Crossword Puzzle Maker. Gravam e imprimem os seus trabalhos, distribuem-nos pelos seus colegas para que estes resolvam o exercício criado. Finalmente, publicam-no na página da escola ou num Padlet criado pelo/a professor/a para o efeito.
Com a atividade “Que horas são?” os alunos aprendem a ler as horas num relógio de ponteiros. No guião do aluno (em anexo) desenhem os ponteiros em relógios para indicar: a) horas previamente definidas; a) horas a que se levantam, a que almoçam e a que se deitam.
Tiram uma fotografia ao seu trabalho e enviam-na para o Padlet criado pelo/a professor/a para o efeito. Apresentam o seu trabalho aos colegas e divulgam-no junto dos familiares.
Os alunos leem e ouvem a história “Era uma vez uma traça”, realizando as atividades de exploração do texto e os exercícios propostos. Listam adjetivos que caracterizem a traça da história e, em conjunto com os colegas da turma, criam uma nuvem de palavras. Fazem o reconto da história, publicam-no num padlet e comentam o trabalho realizado pelos colegas.
Esta atividade centra-se num tema com impacto na nossa sociedade: a água. A atividade engloba dois momentos: pesquisa e partilha da informação recolhida, através da realização de um cartaz. Tem como principal objetivo a consciencialização dos alunos e da comunidade envolvente para a problemática do consumo excessivo de água.
Tema: Educação Ambiental.
Subtema: Água
Os alunos exploram o vídeo interativo “O urso e os dois viajantes” ouvindo a fábula e realizando as atividades propostas. Depois de resolveram as atividades complementares, constroem palavras cruzadas sobre o animal desta fábula (o urso), recorrendo a uma ferramenta online. Imprimem o trabalho realizado e partilham-no com os colegas.
Em diálogo com o grupo turma, um dos alunos, com o apoio do/a professor/a, constrói um mapa de conceitos usando o Popplet com os temas que a turma gostaria de saber/aprofundar acerca dos astros. Em seguida, cada grupo de alunos pesquisa na internet os temas acordados (sites “Sabias que? ” e “Wikipédia”), registando as suas conclusões no caderno. Apresentam o trabalho realizado à turma e, com o apoio do/a professora, concluem o mapa de conceitos com a síntese do que cada grupo investigou.
Os alunos realizam a atividade “Os rios”, consolidando os conceitos relacionados com este tema. Em grupo, utilizam o guião fornecido (em anexo) para recolher informações acerca dos principais rios de Portugal continental (Minho, Douro, Mondego, Tejo, Sado e Guadiana), recorrendo à atividade “Principais rios de Portugal Continental” e pesquisando na Wikipédia.
Atendendo a que os alunos no 5º ano iniciam o seu percurso de casa para escola e vice versa, em transportes públicos, a pé e de bicicleta, a Segurança Rodoviária é um tema prioritário na Cidadania de Desenvolvimento, de forma a consciencializar os alunos para comportamentos de risco e não menos importante alertar os jovens para o impacto dos veículos no meio ambiente e os benefícios da mobilidade sustentável (minimizar os efeitos negativos da poluição e promover a qualidade de vida das populações).
Páginas