Está aqui

Recursos Didáticos (Planos de Aula, Cenários de Aprendizagem, Linhas Orientadoras, ...)

O calendário

  • Calendário

Depois de realizarem as atividades digitais propostas em “O calendário”, os alunos consultam o site “Calendarr Portugal” para efetuar pesquisas sobre o mês em que nasceram. 
Em seguida, completam as atividades propostas no Guião do aluno (em anexo). Gravam o seu trabalho e enviam-no para o Padlet criado pelo/a professor/a para o efeito. Apresentam o seu trabalho aos colegas e divulgam-no junto dos familiares.

 

Relações de parentesco

  • árvore

A partir da atividade digital “Relações de parentesco” os alunos completam a árvore genealógica de uma família imaginária (até à 3ª geração) e compreendem as relações de parentesco que unem os seus membros.
Em seguida, desenham a sua árvore genealógica. Tiram uma fotografia ao seu trabalho e enviam-na para o Padlet criado pelo/a professor/a para o efeito. Apresentam o seu trabalho aos colegas e divulgam-no junto dos familiares.

 

Vivíparo ou ovíparo?

  • viviparo

Depois de realizarem as atividades online sugeridas em “Vivíparos ou ovíparos?” os alunos, divididos em grupos, efetuam pesquisas na internet sobre animais ovíparos para criarem palavras cruzadas, usando a ferramenta digital Crossword Puzzle Maker. Gravam e imprimem os seus trabalhos, distribuem-nos pelos seus colegas para que estes resolvam o exercício criado. Finalmente, publicam-no na página da escola ou num Padlet criado pelo/a professor/a para o efeito. 

Que horas são?

  • horas

Com a atividade “Que horas são?” os alunos aprendem a ler as horas num relógio de ponteiros. No guião do aluno (em anexo) desenhem os ponteiros em relógios para indicar: a) horas previamente definidas; a) horas a que se levantam, a que almoçam e a que se deitam.
Tiram uma fotografia ao seu trabalho e enviam-na para o Padlet criado pelo/a professor/a para o efeito. Apresentam o seu trabalho aos colegas e divulgam-no junto dos familiares.

 

Era uma vez uma traça

  • era uma vez uma taça

Os alunos leem e ouvem a história “Era uma vez uma traça”, realizando as atividades de exploração do texto e os exercícios propostos. Listam adjetivos que caracterizem a traça da história e, em conjunto com os colegas da turma, criam uma nuvem de palavras. Fazem o reconto da história, publicam-no num padlet e comentam o trabalho realizado pelos colegas.

Conservação da água

  • água

Esta atividade centra-se num tema com impacto na nossa sociedade: a água. A atividade engloba dois momentos: pesquisa e partilha da informação recolhida, através da realização de um cartaz. Tem como principal objetivo a consciencialização dos alunos e da comunidade envolvente para a problemática do consumo excessivo de água.
Tema: Educação Ambiental. 
Subtema: Água

 

O urso e os dois viajantes

  • o urso e os dois viajantes

Os alunos exploram o vídeo interativo “O urso e os dois viajantes” ouvindo a fábula e realizando as atividades propostas. Depois de resolveram as atividades complementares, constroem palavras cruzadas sobre o animal desta fábula (o urso), recorrendo a uma ferramenta online. Imprimem o trabalho realizado e partilham-no com os colegas.

Os astros

  • sistema solar

Em diálogo com o grupo turma, um dos alunos, com o apoio do/a professor/a, constrói um mapa de conceitos usando o Popplet com os temas que a turma gostaria de saber/aprofundar acerca dos astros. Em seguida, cada grupo de alunos pesquisa na internet os temas acordados (sites “Sabias que? ” e “Wikipédia”), registando as suas conclusões no caderno. Apresentam o trabalho realizado à turma e, com o apoio do/a professora, concluem o mapa de conceitos com a síntese do que cada grupo investigou. 

Os Rios

  • Base destaque rios

Os alunos realizam a atividade “Os rios”, consolidando os conceitos relacionados com este tema. Em grupo, utilizam o guião fornecido (em anexo) para recolher informações acerca dos principais rios de Portugal continental (Minho, Douro, Mondego, Tejo, Sado e Guadiana), recorrendo à atividade “Principais rios de Portugal Continental” e pesquisando na Wikipédia.

Educação para o risco - Segurança de pessoas e bens

  • educação de risco

Atendendo a que os alunos no 5º ano iniciam o seu percurso de casa para escola e vice versa, em transportes públicos, a pé e de bicicleta, a Segurança Rodoviária é um tema prioritário na Cidadania de Desenvolvimento, de forma a consciencializar os alunos para comportamentos de risco e não menos importante alertar os jovens para o impacto dos veículos no meio ambiente e os benefícios da  mobilidade sustentável (minimizar os efeitos negativos da poluição e promover a qualidade de vida das populações). 

Páginas