Cenários de Aprendizagem (Learning Scenarios)
Ano 2020-21
Learning scenarios produced for the MOOC participants 2020 (curated by our Portuguese Europeana Ambassador, Marco Neves and the EUN team).
https://drive.google.com/drive/folders/1Xo3Og6gYZutr0kN5jcgjwmv5ViRb29k3?usp=sharing
Ano 2019-20
Título | Autor | Disciplina(s) | Download |
Conhecer quadros e pintores europeus famosos | Fernando das Neves Baptista | Artes, Geografia e História | Link |
Conhecer a biblioteca digital Europeana | Catarina Barradas Martins | Bibliotecas e I&D | Link |
A União Europeia | Paulo Antunes | História | Link |
O mundo dos dinossauros | Armandina de Carvalho | Educação pré-escolar | Link |
Fraternidade Social | Maria Laura Casais de Almeida | Português | Link |
O diálogo História e a Ficção n’ O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago | Maria Adelaide Jordão da Costa | Português de 12.º ano | Link |
A arte da Iluminura | Maria da Conceição Aguiar Pinto Janeiro | História A do 10.º Ano e História da Cultura e das Artes do 10.º Ano | Link |
O Perímetro da circunferência | Isabel Leandro e Ilca Cruz | Matemática | Link |
À descoberta com Gulliver | ILiliana Melo | Português, Inglês e Ciências da Natureza | Link |
Viagens Da Vinci | José Guilherme Ribeiro Proença | História da Cultura e das Artes | Link |
A vida política portuguesa no final da monarquia | Célia Reis | História | Link |
Investigadores por Umas Horas | Elvira Rodrigues | História 11.º Ano | Link |
O que levava comigo? | Virgínia Esteves e Susana Rodrigues | Inglês e TIC | Link |
As ruínas da 1.ª Grande Guerra: Os custos humanos e materiais | João A. Salvado | História | Link |
A Guerra e as crianças | Rosa Branca Santos | Cidadania e Desenvolvimento | Link |
Astros do Sistema solar – no passado e no presente | Rita Seguro | Estudo do Meio e Português | Link |
A viagem de Vasco da Gama à Índia. | Carlos Alberto Dias de Sousa | História e Geografia | Link |
A Revolução Francesa | Maria do Carmo Carqueija Ferreira de Jesus Trindade | História e Geografia de Portugal | Link |
I Guerra Mundial | Felicidade Alves | História e Cidadania e Desenvolvimento | Link |
Fotografia na antigamente – “Encontra, analisa e refaz” | Alberto Brochado | Módulo Retrato - Curso Profissional de Fotografia | Link |
Ano 2018-19
- Video about the implementation of a learning scenario made by maria Antonia Brandao: https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=eOEwvgPPVtU
- Learning scenario made by Carla Ribero with Europeana content published in Casa das Ciencias: https://www.casadasciencias.org/recurso/8748 + a video she made about the implementation https://www.youtube.com/watch?v=KIo-J4VrQpA&list=PL3mARAvoNP5SLtRw9hlOHoIR-AWU2-BIj&index=18&t=137s
Outros Recursos
Ferramenta didática Transcribathon
Esta ferramenta colaborativa disponível online foi concebida pelo parceiro da Europeana Facts & Files e permite aos alunos transcreverem e anotarem documentos relacionados com a 1.ª Guerra Mundial, tais como diários, cartas, etc.
A ferramenta Transcribathon pode ser utilizada em diversos contextos educativos (do nível secundário ao universitário). Os professores podem escolher entre um vasto número de textos manuscritos e fontes primárias e utilizar estes documentos no contexto de qualquer disciplina à sua escolha como, por exemplo, História, aulas específicas de línguas ou programas de educação cívica, social e política . A ferramenta Transcribathon permite aos alunos trabalharem individualmente ou em grupos. Além disso, a ferramenta está disponível em várias línguas, ajudando os alunos a interagir ainda mais com o seu património ou a utilizarem-na para aprenderem uma língua.
A plataforma Historiana: uma iniciativa da European Association of History Educators (EUROCLIO) – Associação Europeia de Professores de História – disponibiliza recursos suplementares pan-europeus para o ensino secundário de coleções organizadas – enquadrados com os temas dos programas curriculares – a atividades de e-Learning e planos de aula que poderá facilmente adaptar à sua aula de História, todos concebidos por professores de História.
Algumas atividades de aprendizagem dispõem de fichas imprimíveis adequadas para salas de aula sem computadores ou acesso à Internet. Deste modo, os materiais ficam disponíveis em modo offline. Também existe um guia de formação de professores: How to use online tools to promote historical thinking?(Como utilizar as ferramentas online para promover a consciência histórica).
Este guia destina-se a ajudar os formadores de professores a desafiarem e apoiarem os seus formandos ou colegas a criar, adaptar e utilizar as atividades de e-Learning que promovam a consciência história.